17 mar

Wedding ou Miniwedding? Conheça a diferença

Olá, minhas queridas e meus queridos. Quanto tempo! Fiquei um tempinho sem escrever aqui, mas tudo teve um bom motivo: estava organizando uma série especial de textos sobre casamentos! Por isso, se você vai casar, aqui é o seu lugar para tirar muitas dúvidas sobre a festança.

Hoje gostaria de falar sobre a diferença substancial sobre Wedding e Miniwedding! Você, possivelmente, já ouviu falar nessas duas expressões, não é mesmo? Wedding é a palavra em inglês e que dá muito glamour ao nosso tradicional Casamento. E, sendo assim, Miniwedding é a mesma coisa, significando Mini Casamento!

A diferença entre um tipo de festa e outra é o seu tamanho. A segunda opção é indicada para quem deseja uma festa de casamento mais intimista. Tende a receber grupos pequenos de 10 a 60 pessoas, e se trata de uma tendência muito utilizada na Europa que está ganhando cada vez mais força no Brasil.

Quem opta mais por esse formato são noivos que querem economizar em alguns itens, que já moram juntos, casais que já se casaram uma vez e se separam ou, ainda, aqueles que querem algo mais discreto e menor pela essência de ser mais íntimo, mais próximo dos convidados.

Mas, para muitas pessoas, Miniwedding é sinônimo de casamento barato. É aí que se enganam! Este conceito de festa matrimonional nada tem a ver com o valor a ser pago, pois, neste caso,  o investimento direcionado para o seu Grande Dia depende de muitos fatores que não apenas o número de convidados. É claro que a quantidade de pessoas que você convidará determina o local da festa, a escolha do buffet, a compra de lembrancinhas, entre outros, mas tudo realmente depende de seu gosto. Há miniweddings que custam o mesmo valor que weddings tradicionais, por exemplo, basta avaliar o seu estilo e o que você e seu noivo pretendem!

Já ouvi algumas noivas se queixarem: “mas o meu casamento é mini, por que cobrar tão caro por isso ou aquilo?”.  O que posso dizer à você é que, muitas vezes, algo mais íntimo e menorzinho pode ser, inclusive, muito mais caro. O fato é que há certos tipos de serviço em que não importa o tamanho do casório: o preço será o mesmo, sempre!

Mas para ajudar quem está pensando em um casamento intimista, listei alguns itens que realmente podem ter o seu valor alterado pela quantidade de convidados. Confira:

1 – Elementos DIY (o Faça você mesmo!): quanto menos gente, maior é a possibilidade de você mesma fazer lembrancinhas, elementos de decoração, convites, entre outros. Realmente é muito possível economizar uma boa grana aí e ainda dar seu toque pessoal!

DSC_0890

2 – Casamento em casa: tendência que vem com tudo neste ano, casar em casa elimina o aluguel de um espaço, por exemplo, mas não dispensa uma decoradora e o aluguel de certas coisas como cadeiras, mesas, luz, gerador e até mesmo o garçom e a cozinha de um buffet.  É muito importante que os noivos coloquem na ponta do lápis o valor de cada item e o valor que seria a contratação de um salão que já vem como buffet junto. Às vezes, o lugar que você pensou em alugar já tem todos os elementos e acaba saindo mais em conta ou dando algumas vantagens.

oatlands-house-wedding-4

 

3 – Serviço de Foto e Filmagem: se o casamento tem menos horas e menos pessoas, isso pode interferir no preço sim. Mas não espere uma grande economia.

4 – Decoração: o profissional irá se dedicar ao seu casamento da mesma forma como se fosse um de tamanho normal, então, o que realmente muda é a quantidade de itens para a decoração (que você mesma pode ajudar fazendo DIY).

Western-Wedding-Decorations-Lighting

5 – Assessoria de Casamento: exatamente a mesma coisa. Independente do número de convidados ou das horas trabalhadas, a assessoria do seu casamento se dedicará exatamente igual se fizesse uma festa maior. A única coisa que pode alterar o valor da festa é a quantidade de pessoas que a assessoria disponibilizará para que tudo dê certo em seu grande e intimista dia! Uma boa opção é encontrar uma assessoria especializada em Miniwedding.


6 – Bolo de Casamento:
certamente sofrerá alteração de valor por causa do tamanho, mas pode ser um valor mínimo.

titel-picture
7 – Impressão do convite: pode ser até proporcionalmente mais caro se for em uma quantidade menor. Isso porque, quando o assunto é impressão em gráficas ou produção em série, quanto mais você fizer mais barato fica!

cart-o-do-convite-2015-wedding-laser-cut
8 – DJ e banda: períodos menores e horários alternativos podem dar algum tipo de desconto sim, mas pesquise bastante e se alinhe bem com o fornecedor!

20140105-201746-1
9 – Doces/Bem-Casados, bebidas e buffet: o cálculo está diretamente ligado ao número de convidados. Quanto menor o casamento, mais barato fica.

3e2fb1ac10e532fa629b2ff1d3897a2e

10 – Local: lugares que são menores costumam ter um valor bem mais atrativo. Mas pesquise bem antes de se decidir, pois quanto mais glamour o local tiver, o número de convidados não influenciará no valor do aluguel! Em São Paulo, já existe restaurantes que fecham suas portas em data especial para receber apenas os convidados de um miniwedding. É o caso do Ruella, Casa Quintal, Bistrô Maria Rosa, Capim Santo, dentre outros. (Em breve, um post especial com uma lista incrível de locais!).

 

ideal-lembrancas-casamento-5-tendencias-2016-parafalardecasamento


11 – Flores para a decoração:
lugares menores exigem menos flores, e certamente este item significará  uma exponencial diferença no valor.

1

12 – Lembrancinhas: este item entra um pouco na lógica dos convites. Muitas vezes, quanto menor a quantidade a ser encomendada maior o valor. Mas vale pesquisar!

 

Flip-Flop-Station-in-White
O que achou? O artigo foi esclarecedor? Espero ter conseguido mostrar uma pouco da diferença entre um Wedding e um Miniwedding. No próximo artigo, vou mostrar para vocês o que devemos levar em conta na hora de contratarmos os fornecedores do seu casamento! Eu espero você!

 

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© Ateliê da Nessa 2015