26 nov

Vai ter festa? Tem que ter lembrancinhas!

Hoje vamos falar de festa! Afinal, dezembro já está chegando e o clima dos festejos de fim de ano já está por toda a parte. Mas o foco aqui não é a organização de uma festa – falarei em um próximo post! Quero chamar atenção para um item muito especial, que além de estender o momento festivo por muito mais tempo, é uma maneira muito carinhosa e elegante de agradecer os convidados por sua participação: eu falo das lembrancinhas!

Toda prática generalizada e prolongada tendem a tornar-se um costume, não é mesmo? Não foi diferente com as lembrancinhas! Você sabia que o costume de dar lembrancinhas para os convidados em festas remonta a velha Europa Medieval? Não existe vasta literatura científica sobre este assunto, mas os poucos estudos a que tivemos acesso remontam aos séculos XVI e XVIII do fim da idade média para o início da idade moderna.

Esta prática tornou-se muito comum durante os casamentos dos nobres, que ofertavam as lembrancinhas com o objetivo de demonstrar a sua influência na sociedade, riqueza, requinte e, claro, agradecer aos convidados que prestigiaram o grande dia.

Naquela época, o casamento possuía um papel social muito importante para as classes consideradas mais altas economicamente e, por isso, em toda festa de casamento da nobreza, as lembrancinhas eram um dos itens mais aguardados por toda a nata da sociedade. Eram elas que fechavam com chave de ouro todo o glamour da nobre festa!

Diferentemente do que hoje acontece, onde as lembrancinhas ora ficam sobre uma mesa especial ora são entregues por um assessor de casamento, na Europa Medieval eram os noivos que realizavam tal tarefa. Isso porque eles eram reconhecidos como pessoas iluminadas que tinham o dever de espalhar a boa sorte por meio das lembrancinhas e cabia aos protagonistas do evento entregá-las de mão em mão para compartilhar as bençãos do seu amor. (Talvez por isso hoje os noivos cumprimentam, de mesa em mesa, todos os convidados antes do baile começar!)

MAIS CURIOSIDADE! O hábito era oferecer lembrancinhas feitas em açúcar de confeiteiro, por conta do alto valor do açúcar antes da colonização da América. Interessante, não?

Muito difundido em nossa cultura, o costume de presentear os convidados com lembrancinhas possui um significado mais bonito: é uma forma especial de agradecer a todos as pessoas pela presença em momentos especiais, como casamento, batizado, aniversários, chá-de-bebês, primeira visita a um recém-nascido, entre outros.

As festas, no Brasil, são uma maneira maravilhosa de poder reunir amigos e familiares para celebrar momentos únicos e de muita alegria na vida de quem as organiza. E, por isso mesmo, as lembrancinhas também ganharam um sentido mais bonito, onde todos podem levar para suas casas um pouco daqueles instantes especiais, cheios de positividade, e relembrar quantas vezes quiser afinal, basta olhar, sentir, tocar o item para a pessoa fazer uma viagem no tempo e reviver na memória a festa tão querida!

Neste sentido, a tendência crescente são as chamadas “lembrancinhas úteis, aquelas que não são tão sensíveis ao ponto de durar pouco, ou que servem apenas de enfeite de estante, por exemplo.

Elas podem ser comestíveis, ou não, meigas, para que possam ser guardadas com carinho, podem, ainda, conter fragrâncias maravilhosas que deixam um ambiente cheirosinho, servem para colocar sabonetes e enfeitar o lavado, enfim, existe uma infinidade de itens que podem ser criados de acordo com o perfil das festas e de seus organizadores.

O Ateliê da Nessa ama desenvolver lembrancinhas para todos os tipos de festas e gostos, úteis ou não. O que vale mesmo é poder proporcionar felicidade para quem entende o real significado desses itens!

Vou aproveitar este post e mostrar algumas das lembrancinhas mais lindas que já criamos por aqui!

2015.08.14_Peça_12 (16)

Almofadinha porta pulseira personalizada.

 

2015.08.14_Peça_01 (11)

Para batizado, toalhinha bordada com o nome do baby, sachê perfumado, tudo em uma linda caixinha especial.

 

2015.08.14_Peça_04 (3)

Frascos de vidro contendo sabonete líquido perolado, laço em cetim e medalha banhada a ouro, personalizada. Ideal para festas de aniversário, chá-de-bebê, chá-bar com madrinhas e padrinhos, enfim, uma peça muito versátil.

 

2015.08.14_Peça_05 (1)

O frasco lindo de vidro, além de ser uma opção versátil para muitas ocasiões, é completamente customizável. Olha só essa versão azul com medalhas em acrílico!

 

2015.08.14_Peça_06 (2)

Frascos com fragrâncias ou sabonetes são o tipo de lembrancinhas úteis que todo mundo quer levar para casa! O frasco transparente, com solução aquosa e o detalhe do laço de cetim azul, é um charme e muito glamour.

 

2015.08.14_Peça_07 (3)

PARA TUDO! Amor eterno por essas lembrancinhas de ursinhos! É ideal para batizados, chás-de-bebês, festa de primeiro ano, primeira visita ao recém-nascido…nossa, muito evento ou sem evento nenhum, um ótimo presentinho!

 

Nicole

Versão de frasquinhos com sabonete líquido para meninas!

 

15anos

Caixinhas personalizadas são uma ótima dica de lembrancinhas, ainda mais por que viram um ótimo item para guardar itens pessoais depois.

Caixinha

Mais uma opção de caixinhas úteis e coloridas para dar ao fim de seu evento!

 

Caixinha2

Caixinha linda para festa infantil. Dentro pode ir docinhos, brinquedinhos, sabonetes, enfim, o que mai tiver a cara da festa!

 

BloquinhoNotas

Bloquinhos de notas são uma linda opção de lembrancinha útil!

 

sache

Sachê de perfume são lindos, práticos, extremamente úteis e a um preço justíssimo. A seguir, uma série de opções de sachês para todos os gostos!

sache2

 

sache4

sache5

 

sache6

SacheBoneca

Sachê perfumado em forma de bonequinha. Lindo demais!

SacheBoneca2

 

ToalhasDeMao

Toalhinhas de mão personalizadas são sempre uma ótima opção para quem une bom gosto, carinho e utilidade.

 

Tulipas

Tulipas de tecidos também são uma opção bonita, charmosa e de preço bom. Viram enfeites lindos!

Tulipas2

 

tulipas3

 

tulipas4

O que achou? Deixe seus comentários!

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© Ateliê da Nessa 2015