16 dez

O batismo do bebê e a escolha dos padrinhos

Hoje vamos falar de um assunto – de certa forma – polêmico: o batismo do bebê. A tradição veio da Igreja Católica e está relacionada ao desejo dos pais e familiares de que o bebê receba uma bênção e tenha uma iniciação religiosa a partir do batismo. Porém, outras igrejas cristãs preferem não batizar seus filhos quando eles ainda são “inconscientes” e “sem pecados”, já que neste caso a crença é de que o batismo é feito quando há arrependimento e erros cristãos reais.

Nesse último caso, em especial, o batismo é feito com crianças de cerca de 10 anos ou até bem mais) ou, ainda, com adultos que decidiram se converter a uma religião. Fora da Igreja católica, os bebês são apenas apresentados aos amigos, familiares e comunidade cristã durante um culto para receber uma bênção. Na ocasião, os pais declaram sua responsabilidade em criar seus filhos dentro da fé e ensinamentos de Deus.

O fato é que o batismo do bebê, sendo uma iniciação religiosa ou não, é um momento de celebração para a família e amigos próximos, uma ocasião de comunhão entre as pessoas que cercam a criança e nutrem por ela sentimentos de amor, saúde e proteção. Independente de religião, batismo significa – ao meu entendimento – um festejo em que pessoas envolvidas com a vida do bebê reúnem-se para desejar as melhores coisas a ele!

A escolha dos padrinhos

Além do bebê, existem dois outros protagonistas: os padrinhos! Para fazer o batizado na Igreja Católica, por exemplo, é preciso escolher um padrinho e uma madrinha. Sugere-se que as pessoas escolhidas sejam de confiança e com quem os pais poderão contar por toda a vida da criança. Tradicionalmente, os padrinhos são pessoas presentes e que acompanhem o crescimento da criança.

Como o rito é tradicionalmente religioso, existe a expectativa de que os padrinhos também sejam adeptos da religião em questão com o objetivo de ajudarem no crescimento da criança dentro dos preceitos cristãos de cada igreja. Mas existem paróquias e religiões que não questionam se os padrinhos são ou não católicos, mas a maioria exige que os padrinhos sejam maiores de 16 anos, devido a maturidade e responsabilidade do papel!

Para tanto, o que realmente importa é o que o batismo do bebê é um momento muito especial e boas vibrações à criança.

Pode comemorar?

O batismo pode e deve ser comemorado! É uma celebração linda que serve para que familiares e amigos emanem positividades ao bebê. O tipo de comemoração do batizado vai depender do horário da cerimônia e da vontade da família. É claro que não é obrigatório fazer festa, mas a maioria dos pais gosta de convidar pelo menos os padrinhos e os avós da criança para uma comemoração íntima.

E se vai ter comemoração – íntima ou não – é importante que haja um convite especial e lembrancinhas tão especiais quanto a todos que participarão deste lindo momento. O Ateliê da Nessa é especialista em desenvolver os artigos mais lindos que farão toda a diferença na hora de convidar os padrinhos perfeitos e presentear os convidados com carinho e gratidão. Confira essas opções:

ConvitePadrinhos

Lindo kit contendo toalha de mão bordada com o nome do bebê, uma sachê perfumado e uma vela decorativa. A caixa também é um vislumbre por si só! Um ótimo jeito de convidar padrinhos e madrinhas!

 

ConvitePadrinhos2

Essas caixas lindas também são uma excelente opção para presentear os avós do bebê, afinal, eles são pais duas vezes e merecem todo o carinho! 🙂

 

ConvitePadrinhos3

Uma belíssima e graciosa opção de lembrancinhas são os frascos de vidro que contém sabonete líquido, podem ele ser perolado ou não. Eles possuem medalha banhada a ouro e com o nome do bebê gravado!

 

ConvitePadrinhos5

Uma outra opção de caixinhas fofas como lembrancinha ou convite para padrinhos e madrinhas. Vem com a oração linda do Anjinho da Guarda!

ConvitePadrinhos11

Um outro modelo de caixa-convite para padrinhos e madrinhas vem com vários mimos, como champagne, toalhas bordadas, vela, terço e sachês perfumados. A oração do Anjo da Guarda também pode ser gravada na tampa da caixa.

 

ConvitePadrinhos12

A opção do mesmo kit anterior para batizado de meninas. Note que o convite pode ser para o casal. Uma graça!

 

ConvitePadrinhos6

Para os convidados da celebração, olha que fofa essa bonequinha perfumada com o terço católico.

 

ConvitePadrinhos9

Para quem gosta de terços, também há opção de lembrancinha no sachê perfumado com cartãozinho com os dados do batizado. Linda demais!

ConvitePadrinhos7

Sugestão para batizado de menino, com terço e a inicial do nome do bebê. Muito charmosinho, né?

 

ConvitePadrinhos10

Os mini-retratos com a fotinho do bebê ainda pequerrucho é uma graça como lembrancinhas!

 

ConvitePadrinhos14

O quadro pode ser um presente dos padrinhos e madrinhas para o seu afilhado. Este possui a oração do anjo da guarda gravada, mas pode ser feito com uma mensagem pessoal e linda dedicada ao bebê.

 

ConvitePadrinhos15

Destaque dos anjinhos que enfeitam o quadro e simbolizam o batismo e os anjinhos de guarda.

 O que você achou do post? Deixe seu comentário!

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© Ateliê da Nessa 2015