03 dez

Doze ideias para ‘decorar’ a saída dos noivos sem maltratar borboletas

A cena é tradicional: logo após o casamento, com as palavras “eu vos declaro marido e mulher” ainda ecoando na mente dos noivos, eles saem da cerimônia e são saudados festivamente pelos convidados. Porém, há quem passou dos limites! Nesta semana, uma polêmica abalou o mercado de casamentos no Brasil: a prática de congelar borboletas e depois soltá-las na saída dos noivos, que foi denunciada pelo ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais”).

A exposição foi feita pela consultora Claudia Matarazzo, do blog “Sem Frescura“. Ela revelou a maneira como esses animais são manuseados: “as borboletas chegam de Salvador em caixas furadas para ventilar, mas pequenas para que não se mexam muito. E, no aperto, se estressam e muitas morrem. Depois, as borboletas são colocadas na geladeira e ‘desmaiam’. Assim, elas ficam imóveis para começar a contagem dos exemplares, uma exigência de algumas noivas”, contou Matarazzo.

Se não bastasse isso, os insetos ainda são congelados, para que as noivas possam fazer a contagem da quantidade desejada. Na hora de soltar, as pobrezinhas são acordadas em instantes, no susto, para não perder o momento da música da saída dos noivos do altar! “As cerimonialistas batem nas caixas e os insetos se assustam. Aí, quando abrem a tampa, eles voam. Entre o susto e a agonia da prisão, as borboletas saem desbaratadas às cegas – e acabam por cair, esbarrar ou mesmo pousar em penteados e carecas dos convidados”, explica o texto do portal.

Gosto é gosto e isso não se discute. Mas na hora de organizar uma festa de casamento e optar por novidades do mercado para conseguir um evento especial e único, noivas e noivos devem ter um senso apurado para entender que nada justifica o uso de técnicas que agridem aos animais, a cultura e valores de seus convidados.

Por isso, para quem vai casar, existem métodos muito mais bonitos e nada perversos para garantir o vislumbre do Grande Dia. Confira nossas dicas!

  1. Arroz: jogar arroz nos noivos é uma tradição oriental milenar que simboliza votos de fertilidade e prosperidade para o casal. Um clássico que também pode ser inovador ao escolher os coloridos!

    Arroz

    O efeito desta tradição é sempre lindo!

  2. Bolhas de Sabão: ao flutuar no ar ao lado dos noivos, as bolinhas de sabão criam uma atmosfera mágica e ficam lindas nas fotos.

    Bolhas de Sabao

    Sem palavras… lindo!

  3. Confetes: super versáteis, eles podem ser usados no formato tradicional de bolinhas ou de coração, flores, borboletas, retangulares, entre outros. O legal é que são brilhantes ou foscos, e acabam criando um ambiente alegre e com um certo ar vintage.

    Confete

    Os confetes dão um efeito lindo e simbolizam festa e alegria. Super combina!

  4. Varinhas de fitas de cetim: agitadas pelo convidados como bandeirolas, elas dão um efeito super bonito para complementar a saída do casal e podem seguir as mesmas cores da decoração da festa ou bem coloridas.

    fitas

    Fitas são singelas e delicadas.

  5. Varinhas de Neon: outra ideia simples e linda para casamentos à noite é distribuir varinhas de neon ou outros acessórios com leds, para os convidados balançarem para o casal.

    Neon

    Varinhas de neon para noivos modernos e antenados.

  6. Chuva de prata: feita em papel metálico prateado, dourado ou colorido, a chuva de prata traz brilho e alegria para o momento.

    Chuva de Prata

    Chuva de prata também já virou tradição e o efeito é maravilhoso!

  7. Serpentinas: podem ser usadas junto com os confetes ou individualmente. Também ficam lindas no momento da saída e nas fotos.

    Serpentina1

    Porque casamento é um momento de alegria e felicidade!

  8. Balões: soltar balões de gás brancos ou coloridos na hora em que os noivos saem da cerimônia na igreja, capela, etc, anima a festa.

    baloes

    Balões brancos ou coloridos deixa qualquer ocasião bonita e feliz!

  9. Alpiste: jogar sementes nos noivos representa votos de fertilidade e prosperidade, igual ao arroz, e ainda serve para alimentar os pássaros do local. Ideal para casamento no campo!

    alpiste

    Alpiste é um ótimo substituto do arroz e fica tão bonito quanto!

  10. Sparkles: são aquelas varinhas que soltam faíscas incandescentes quando acessas, também usadas em aniversários. Parecem fogos de artifício e por isso são perfeitas para cerimônias noturnas.

    Sparkles

    Lindo, lindo, lindo… dá até vontade de casar!

  11. Pétalas de flores: uma chuva de pétalas de floresdeixa o cenário não só romântico, mas também bastante delicado. A saída dos noivos pode ser feita com os convidados jogando pétalas coloridas ou apenas de uma cor só.

    Pétalas Flores

    As pétalas podem ser usadas coloridas ou de uma cor só!

  12. Pompons: assim como os confetes, os pompons são coloridos e leves, e ainda dá para fazer em casa!

    pompons

    Pompons são novidades e é uma opção que dá até para fazer em casa.

Tudo muito mais lindo, cujo único sentimento que causará será a alegria!

Essa matéria também foi destaque no Olá Metrópole. Fiquei muito feliz!

 

O achou da matéria? Deixe seu comentário para nós!

 

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

  • Fotos: reprodução da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© Ateliê da Nessa 2015