26 abr

Casamento na praia?Por que sim! Saiba como organizar.

Em um país como o Brasil, o casamento na praia não poderia deixar de ser uma excelente opção. Clima agradável praticamente o ano todo e paisagens de tirar o fôlego são razões mais que suficientes para deixar qualquer noiva sonhando com seu grande dia na praia. Mas como organizar um? Essa é uma pequena grande questão que vou explicar a seguir!

  1. Escolha a praia: faça uma seleção de todos os locais que você e seu noivo gostariam de se casar e visite os locais pessoalmente, tentando imaginar onde seria realizada a cerimônia, a melhor decoração, quantidade aproximada de convidados e se o local é de fácil acesso. Feito isso, escolha o que mais se sentir confortável e feliz.

praia 1

  1. A praia é pública: caso a praia escolhida seja pública, é necessário que você procure o órgão responsável para saber como obter os documentos necessários para o uso do espaço. Com a autorização em mãos, é hora de organizar o casório e planejar com antecedência – e isso é fundamental para que tudo dê certo!

praia 2

  1. Selecione hotéis e pousadas: você não precisa reservar quartos em hotéis e pousadas para seus convidados e financiá-los, mas é muito gentil e de bom tom que você informe os estabelecimentos próximos à cerimônia. Há muita gente que pode não gostar da ideia de subir a serra após a festança , por isso, dê a eles esta opção!

 

  1. Escolha do buffet: procure também por serviço de buffet próximo à praia em que a cerimônia ocorrerá, uma vez que a proximidade com o local da festa permitirá que a comida seja preparada momentos antes da festa. Há opções de festa na praia mesmo ou em um espaço específico, mas saiba que até a entrada da noiva, é muito importante oferecer as entradinhas.

praia5

  1. Horário da cerimônia: a hora da festa fica a escolha e preferência dos noivos, mas pelo que observo, muitos preferem ao pôr do sol, para que o momento do “Sim” seja ainda mais inesquecível. Há também àqueles que optam pela manhã, servindo um brunch após a cerimônia. O que é importante mesmo você saber é que precisa levar em consideração também a estação, evitando os meses mais chuvosos, como dezembro e março. Afinal, qualquer chuvinha que caia no grande dia pode ser catastrófico!

 

  1. A cerimônia: religiosa ou juiz de paz? Para ambos os casos, sugiro buscar uma igreja ou um cartório próximo da praia, para que os custos com o deslocamento da sua escolha não pese no orçamento. Trabalhe com indicações e com quem entende do assunto, pois imprevistos (como a chuva) podem acontecer e eles saberão exatamente como agir nesses momentos. É importante também contratar um serviço de segurança, pois, por se tratar de um espaço público e aberto, podem existir curiosos e penetras – e nós não queremos nenhum tipo de problema com eles, não é mesmo?
    praia2
  2. Foto e vídeo: escolha um fotógrafo e uma equipe de filmagem experientes e que trabalhem ao ar livre, pois possivelmente eles terão diferentes tipos de luz durante toda a comemoração.
  1. Convites: estes devem seguir a “linha praia”, onde você pode abusar do papel Kraft com conchas ou outro símbolo que represente o mar, assim como as lembrancinhas que podem ser bolsas de praia e cangas. Basta usar a criatividade!

praia1

  1. Trajes: para a escolha dos trajes, a noiva deve optar por vestidos simples e com muita renda, podendo ser curto e com sandália rasteirinha. Já para o noivo, um terno de linho em uma cor clara é o ideal, podendo ele até usar bermuda. Peça aos convidados para que usem peças claras e de tecido leve, sendo o chapéu um acessório quase que obrigatório para dar aquele charme.

praia6

  1. Decoração: aposte em escolhas simples e singelas, pois a praia deve ser a decoração mais instigante do local. Você pode decorar o local com flores resistentes ao calor, como rosas, lírio, margarida e girassol, mini lanternas como iluminação e objetos de palha para combinar com o ambiente. Veja abaixo outras dicas importantes para que o seu grande dia seja ainda mais inesquecível:
  • Opte por um menu mais leve, incluindo peixes, frutos do mar e sucos naturais;
  • Alugue transporte para levar seus convidados até a praia escolhida, pois nem todos têm carro;
  • Na recepção do casamento, sirva água de coco e ofereça leques para afastar o calor;
  • Tenha cuidado ao escolher o repertório do casamento, pois ele poderá “brigar” com o barulho das ondas. Escolha, de preferência, música ao vivo, ou instrumentistas.

praia10

praia9

praia7

 

O amor é o que vai fazer a diferença na hora de seu grande dia, portanto, faça escolhas que esteja confortável e não abra mão de ter tudo que sempre quis e, para isso, pesquise muito, compare preços e feche os serviços terceirizados com antecedência. Espero ter ajudado!

Gostou das dicas? Comente aqui como você sonhe em ter sua festa de casamento! A gente pode te ajudar! 😉

 

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

Deixe uma resposta

© Ateliê da Nessa 2015
×
Dúvidas ou Orçamentos? Entre em contato pelo Whatsapp.