02 fev

Baile de debutantes. Entenda o significado e opções modernas

 

Quem da minha geração fez ou quis muito um baile de debutantes ao completar 15 anos? Acredito que este tenha sido o sonho de muitas meninas, mas que nem sempre se concretizou! Nos anos 90, a festa era regida por protocolos e critérios rígidos que a tornavam muito caras, mas hoje o tradicional baile de debutantes se tornou um evento com a cara da adolescente, o que o torna mais democrático!

Mas, para começo de conversa, você sabia que o baile de debutantes surgiu na Europa quando as famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher? Pois é. A origem do nome da festa vem do francês debut, que significa justamente estreia ou início. E como todo símbolo não é pouco, para marcar essa “estreia ao mundo adulto”, a debutante iniciava a festa com um lindo vestido cheio de detalhes infantis e, ao passar da meia-noite, ela voltava deslumbrante, apta a ter sua primeira noite de gala! O baile de debutantes era o momento oficial de “simbolizar” a passagem da menina à mulher!

Mas o grande objetivo da festa não era celebrar esta passagem linda de fase. Naninnanão! O seu principal intuito era atrair possíveis pretendentes para a moça e mostrar a todos os nobres cavalheiros da época que ela já não era mais criança e, por isso mesmo, ela já estaria pronta para ser uma boa esposa e mãe – tenso! Para a sociedade da época, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.

Aqui, o baile de debutantes se tornou extremamente popular na década de 50. Porém, era um pouco menos glamuroso! As famílias realizavam um evento em conjunto nos grandes clubes das capitais. Ou seja, em um só dia, várias meninas eram “apresentadas à sociedade” de uma vez só. Mas isso não significava que o baile era menos evidente, jamais! Na época, essas festas eram notícias importantes nas colunas sociais dos principais veículos de comunicação, na qual todos especulavam sobre quem era a moça mais bonita, a mais simpática, a mais preparada, etc e tal.

Mas o tempo passou e, na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens/intercâmbios no lugar do baile de debutantes. O mundo mudou né, a Globalização ficou mais latente aqui no Brasil, e conhecer outros estados ou países era muito mais interessantes do que gastar “rios” de dinheiro com uma noite só!

O que mais surpreende é que, mais de uma década depois, nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivou tradições como a troca do vestido e as velas. Hoje, o ritual é ainda muito celebrado e possui novos significados. Por exemplo, a festa se inicia com a troca de sapatos pelo pai para informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Além disso, a debutante mantém-se o hábito de trocar os vestidos, sendo o de gala simbolizando a passagem de menina para mulher. A novidade está nas 15 velas que simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada uma delas, a debutante comemora o fim de uma etapa! É bem lindo mesmo!

O grande diferencial hoje é que a festa não necessariamente possui ares tradicionais. As jovens mulheres podem e devem dar o seu toque especial a esse grande momento, cujo principal objetivo é divertir-se com os seus amigos!

Mas, e os 15 casais? Esta decisão dependerá do tipo de festa que você tiver: tradicional, meio termo ou moderna! Festas tradicionais costumam contar com a presença de 15 casais, que podem ser amigos ou familiares da jovem, que dançarão a valsa junto com a aniversariante. Mas, se você quiser um evento meio termo, a melhor opção é entrar com 15 damas, somente. Agora, se você optou por uma festa diferente e moderna, o ideal é que você entre sozinha, sem damas ou casais. Esta última opção, tem lá as suas vantagens, a cerimônia levará menos tempo para se concretizar e você e seus convidados terão mais tempo na pista de dança.

Nós selecionamos cinco temas especiais de como realizar um lindo baile de debutante, divertido, possível e super especial!

 

Festa a fantasia

É uma opção simples e divertida para quem pretende criar um clima descontraído entre os amigos, sem gastar muito. Basta alugar um salão ou um Buffet e arrasar nos comes e bebes, pois a decoração já serão os próprios convidados!

 

costumeparty

Festa a fantasia para arrasar com as amigas!

Baile de máscaras

Se você gosta de praticidade, está é a festa ideal para celebrar os seus quinze anos. Diferente da festa a fantasia, você pode e deve caprichar na decoração para entrar no clima de mistério.  Importante! Avise aos convidados que eles não devem ir fantasiados, mas devem sim levar alguma máscara.

mascared

Linda valsa com máscaras para inspirar!

Luau

Quem, aos quinze anos, não gosta de ir à praia com os amigos? Para quem mora em cidades litorâneas ou possui condições de locar um espaço para acomodar os convidados, é muito possível comemorar o aniversário de 15 anos na litoral no melhor estilo luau. Roupas leves, violão, fogueira e comidinhas leves, tudo lindo! Mas caso não seja possível, a opção é fazer a festa em uma chácara. Vale lembrar que se você optar pelo estilo luau é preciso ter uma lista de convidados mais restrita, afinal a intenção é ser algo menor e mais informal.

luau

Luau é uma ótima opção para festejar os 15 anos!

 

Festa na piscina

Para as meninas que fazem aniversário nos meses mais quentes do ano, uma sugestão de tema para a festa de debutante é organizar uma “pool party”, ou seja, uma festa na piscina! A decoração pode ser simples, e alguns elementos coloridos já são essenciais para decorar o ambiente. Servir diferentes sucos e alguns petiscos são ideias para esse tipo de comemoração.

Tween-pool-party

Festa na piscina para celebrar da melhor maneira a passagem da “meninisse” para a “mulhersisse”

 

Picnic

Se você pretende fazer um aniversário apenas com pessoas próximas para comemorar os 15 anos, mas quer um tema diferente, aposte no picnic. A temática é algo informal, mas que pode render uma festa delicada e linda. Envie convites, marque a festa em um parque ou chácara, e não deixe faltar a toalha xadrez, lanchinhos práticos, bexigas e sucos.

picnic-1

Decoração para inspirar a sua festa!

O que acharam?  Lindo né? Deu até vontade de voltar aos 15 anos agora! 😉

 

Com carinho,

Vanessa Sacho

Artesã e Fundadora do Ateliê da Nessa

 

 

Deixe uma resposta

© Ateliê da Nessa 2015
×
Dúvidas ou Orçamentos? Entre em contato pelo Whatsapp.